Sexta-feira de causos e viola: O doce e pungente som da viola e causos que não deixam ninguém indiferente aquecem o frio da noite montes-clarense

Jornal O Norte
15/06/2007 às 10:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:07

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



O projeto Causos e Violas é a atração desta sexta-feira, 15, na Praça da Matriz, em Montes Claros. Os nostálgicos acordes da viola e a letras que fazem o coração se aquietar serão entoados pelos violeiros Fernando Sodré e Tadeu Martins.

O projeto itinerante é promovido pelo Sesc-MG e, segundo seus coordenadores, tem o objetivo de resgatar as manifestações culturais mineiras e fomentar sua difusão.

Contar causos e modas de viola fazem parte das raízes culturais do povo brasileiro, e Minas Gerais é onde essas manifestações estão ainda mais enraizadas.

Os exageros, mentiras e comicidade são características das pequenas histórias contadas pelos mineiros do interior, os chamados causos, que fazem de um bom contador uma figura lendária e popular.

Já as modas de viola chegaram ao Brasil com os portugueses e caíram no gosto do povo brasileiro e, de certa forma, também são uma espécie de causo cantado, só que geralmente tristes, sofridos. Além disso, a melancolia harmônica e contagiante da viola combina com a natureza do homem do interior, que chora as mágoas e comemora as alegrias ao som das modas simples e preciosas, que retratam sua típica natureza inquieta que se esconde em semblante sereno.

O projeto Causos e Violas vem percorrendo Minas Gerais, levando na bagagem uma seleção de renomados violeiros que se juntam aos artistas da cidade visitada para uma noite da mais genuína canção do interior, que se mistura com as muitas possibilidades alcançadas pela viola.

Na noite desta sexta-feira, as atrações são os músicos Fernando Sodré e Tadeu Martins, que apresentam um repertório de canções autorais, além de clássicos de Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Renato Andrade, Renato Teixeira e Almir Sater.

Tadeu Martins cresceu ouvindo cordel e causos no Vale do Jequitinhonha e hoje faz o mesmo para ganhar a vida. Ao lado do companheiro Fernando Sodré, viaja pelo Brasil contando seus casos, é um melhores e mais conhecidos contadores de causo do país e já se apresentou em mais de 200 cidades brasileiras.O artista tem mais de 30 anos de carreira, dez livros editados, dois deles lançados nos Estados Unidos.

Fernando Sodré também é mineiro da gema e domina como ninguém os acordes da viola. Sua intimidade com o instrumento o levou a criar um estilo único, utilizando 14 cordas, numa viola que ganhou mais extensão e profundidade no som.

Além das apresentações pelo Brasil, Sodré também arrancou suspiros em terras italianas com sua viola, causos e canções.

Juntos, Sodré e Martins trarão a Montes Claros o melhor do estilo produzido no país ao longo da história, além de apresentar sua próprias composições e, é claro, fazer chorar de rir e vice-versa de seus causos.

O Causos e Violas acontece nesta sexta-feira, às 20h, na Praça da Matriz.

____________________________


Projeto Causos e Violas


Data: sexta-feira, 15


Local: Praça da Matriz de Montes Claros


Horário: 20h

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por