Princesa do Norte em primeiro lugar: a música de Cori Gonzaga e Haroldo da Costa Tourinho foi escolhida pelos internautas como tema do 21º Psiu Poético

Jornal O Norte
12/06/2007 às 10:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:06

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Uma das melhores referências culturais de Montes Claros é a qualidade da produção musical que dá harmonia e graça aos projetos realizados nas mais diversas áreas ao longo de sua história.

Exemplo disso é o Salão Nacional de Poesia, o Psiu Poético, que acontece há 21 anos ininterruptos, tendo sempre uma música de um compositor da cidade como tema.




Vencedor de vários festivais de música na região, Cori Gonzaga diz que a cultura musical de Montes Claros é implícita (foto: Wilson Medeiros)

Para a edição deste ano, os organizadores fizeram uma pré-seleção e colocaram em votação na página eletrônica do Psiu Poético as músicas Rockatopear, do grupo Ruído Jack, e Princesa do Norte, de Cori Gonzaga e Haroldo da Costa Tourinho, para que a comunidade escolhesse a que melhor ilustra o tema Montesclaroscidadeimaginária, em homenagem ao aniversário de 150 anos da cidade.

De 1° a 10 de junho os internautas visitaram de forma ininterrupta o sítio www.psiupoetico.com.br para ouvir e escolher a música, totalizando no final 37.114 (trinta e sete mil e quatorze) votos que elegeram com 64,78% a música Princesa do Norte, e em segundo lugar, Rockatopear, com 35,93%.

Segundo Cori Gonzaga, a música Princesa do Norte foi uma das primeiras colocadas no último Festival do Pequi.

- Havia composto a melodia há pouco mais de um ano e convidei o Haroldo para colocar a letra. O resultado foi uma homenagem singela e solene a Montes Claros, e satisfez um antigo desejo que era exatamente fazer uma música que falasse da cidade. Ficou entre as primeiras colocadas no festival, o que já é uma conquista. E agora ser escolhida para representar um evento tão importante é um grande presente e faz bem para a auto-estima – comemora Cori, cantor e compositor desde os 17 anos de idade, e que fez parte da segunda fase do grupo Raízes, na década de 1980.

Apesar de não ter aberto o espaço para outras músicas, de forma que todos os compositores tivessem oportunidade de participar, a comunidade montes-clarense respondeu bem à campanha encabeçada pelo poeta Aroldo Pereira, idealizador e coordenador do Salão.

Veterano em festivais de música na região, Cori Gonzaga coleciona os muitos troféus que arrebatou nesses quase 30 anos na trilha da música.

- Em Montes Claros a cultura musical é implícita. Temos grandes músicos, grandes compositores, mas que não têm espaço para praticar esse talento. Também faltam políticas de incentivo e iniciativas individuais que estimulem essa produção. O jeito de trabalhar música em nossa cidade é muito informal e muitos desistem. Quando temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho em um projeto bacana como o Psiu é revigorante – ressalta o compositor.

O 21º Psiu Poético acontece 04 a 12 de outubro e a música Princesa do Norte será pano de fundo de toda a programação e, também, das vinhetas de divulgação do projeto, que contará com shows do grupo Ruído Jack e do cantor Cori Gonzaga.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por