Por amor e justiça: De 11 a 15 de março, classe artística de Montes Claros participa da IV Semana Cultural Igor Xavier

Jornal O Norte
11/03/2008 às 11:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:27

Durante cinco dias, de 11 a 15 de março, a classe artística de Montes Claros participa da IV Semana Cultural Igor Xavier, rendendo homenagens à memória do bailarino e clamando por justiça

Jerúsia Arruda


Repórter

A galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula já se enfeitou para receber as centenas de visitantes que, a partir de hoje, rendem homenagem à memória do bailarino e ator Igor Leonardo Lacerda Xavier, morto há seis anos.




Na manhã de sábado, 8, durante a manifestação, grafiteiros pintaram painéis que serão expostos na galeria Godofredo Guedes, a partir desta terça-feira



(foto: FABIOLA CANGUSSU)

São obras de vários artistas e em diversos estilos reunidos na exposição 6 anos sem Igor e suas inventivas poéticas urbanas, na galeria que, durante a programação da VI Semana Igor Xavier, será como um templo sagrado, onde os amigos, colegas e familiares cantam, dançam, declamam poesias, sorriem e choram, e renovam as promessas de manter viva a memória do jovem bailarino, através de projetos que envolvam a arte a cultura.

- Não vamos desistir nunca de lutar para que os responsáveis pela morte do meu filho sejam punidos. Mas, apesar da dor causada pela forma cruel como ele foi morto, queremos fazer da Semana uma forma de lembrar do seu jeito leve, livre e feliz, do seu talento e do belo trabalho que fez como bailarino e como ator – diz Marlene Xavier, mãe de Igor e idealizadora do projeto.

No sábado, 8, dezenas de artistas e simpatizantes da causa, saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade, se concentrando na praça Doutor Carlos, onde fizeram uma manifestação pedindo para que o julgamento dos assassinos do bailarino seja marcado e realmente aconteça.

- Nossa luta é por amor e por justiça. Nenhum crime pode ficar impune. Não é só por Igor que peço, mas por todos os outros casos que ainda estão por ser julgados. Apesar de ter meu filho vivo em minha mente e em meu coração, a justiça tem que ser feita. É uma questão de direito, até para uma resposta à sociedade – explica Marlene.

A partir das 20h desta terça-feira, começa a programação da VI Semana Igor Xavier, realizada pela Associação Sociocultural Igor Vive. Até sábado, 15, serão realizadas várias atividades, como apresentação de espetáculos de dança e teatro, shows musicais, oficinas, mostra de vídeos, performances, entre outras.

- Logo depois da Semana, vamos trabalhar para a consolidação da Fundação Igor Xavier. Os trâmites burocráticos já estão resolvidos, falta apenas registrar tudo em cartório. A proposta é criar um espaço onde jovens e adolescentes sejam recebidos e amparados, onde possam se desenvolver e tenham a possibilidade de aprender uma profissão, criando uma oportunidade de trabalho, sempre através da arte – completa.

Marlene diz que a Fundação desenvolverá um trabalho voluntário junto à comunidade carente, com aulas e oficinas nos vários segmentos artísticos, com o objetivo de desenvolver a inclusão social e o resgate da cidadania.

- Não posso fazer tudo, mas vou fazer o que for possível. As pessoas chegam para mim e perguntam se não me canso, dizem que isso não vai ressuscitar meu filho e lhes respondo que ele já está ressuscitado na minha mente e no meu coração, porque se isso não acontecesse eu estaria morta.  Agora, tenho que fazer alguma coisa pelos outros. Além disso, quem cala consente. Só quero que a justiça seja feita – conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por