Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz turnê em praças no interior do Estado

Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/08/2017 às 00:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:16
 (Bruna Brandão/Divulgação)

(Bruna Brandão/Divulgação)

Moradores de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), poderão conferir na noite desse sábado um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ao ar livre. Essa é a quarta apresentação do grupo dentro de uma turnê estadual, que este ano contempla seis municípios do interior.

O concerto, gratuito, já passou por Nova Lima e Sabará, na Grande BH, e Paracatu, na região Noroeste de Minas. Em Caeté, a apresentação será às 20h30, na área externa do ginásio poliesportivo da cidade.

Criada pelo governo estadual em 2008, a Filarmônica tem democratizado o acesso à música sinfônica de qualidade a milhares de pessoas por meio de turnês estaduais e os Clássicos na Praça. As apresentações encantam o público.

“Em Nova Lima, a orquestra trouxe para todos um momento de magia e esplendor. Com maestria, ela fez com que todos se sentissem envolvidos em uma sonoridade única e encantadora”, afirmou Alessandra Machado Schneider, que assistiu ao concerto na cidade da região metropolitana em junho.
 
ACESSO AMPLIADO
Segundo o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a Filarmônica compartilha música de concerto com todas as gerações de ouvintes tanto na Sala Minas Gerais, atual sede do grupo na capital, quanto nas praças ou no interior mineiro.

“Graças ao governo do Estado, a Orquestra Filarmônica consolidou-se como uma das formações mais importantes da atualidade internacional. Por isso, é imprescindível que seja ampliado cada vez mais o acesso a esse patrimônio dos mineiros. A itinerância da orquestra permite a extensão cada vez maior do público, que se encanta com sua qualidade extraordinária”, afirma.

Maestro associado da Filarmônica, Marcos Arakaki conta que os concertos ao ar livre são uma oportunidade para o público se aproximar da orquestra por meio de informações e histórias que serão importantes para o conhecimento da música clássica. “Quando tocamos nas praças, percebemos que 70% a 80 % das pessoas ali estão vendo uma orquestra pela primeira vez”.
 
INTERESSE
E quem assiste pela primeira vez a um concerto pede bis. É o que afirma Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas. Segundo ele, em cada apresentação a plateia é maior e bem diversificada.

“Costumamos executar obras conhecidas do repertório da música clássica, mesclando com obras menos conhecidas. E o fazemos com a mesma qualidade dos palcos fechados porque, tanto nas ruas como nas salas de concerto, buscamos o mesmo, que é surpreender, desafiar, entreter, emocionar, proporcionando às pessoas uma gama de emoções através de nossos concertos”, completa Marcos Arakaki.
 
PLATEIA
Em quase dez anos de vida, a Filarmônica apresentou-se para mais de 295 mil pessoas, em 105 concertos em praças públicas de 14 dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Ao todo, desde a fundação até junho deste ano, são quase 700 apresentações para quase 900 mil pessoas, com a execução de 890 obras de compositores brasileiros e estrangeiros. Do público, cerca de 43% assistiram às apresentações gratuitamente em praças da Grande BH e em 93 concertos nas cidades do interior.

Em 10 anos, sete prêmios culturais
Ao longo da sua história, a Orquestra Filarmônica recebeu sete prêmios de cultura e desenvolvimento social. O reconhecimento permitiu efetivá-la como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do país no campo da música erudita.

Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a orquestra é formada atualmente por 90 músicos provenientes de todo o Brasil e até de países da Europa, Ásia, Américas Central e do Norte e Oceania. Os profissionais são selecionados por meio de um rigoroso processo de audição.
 
NA INTERNET
Os mineiros que ainda não conhecem o trabalho da Filarmônica podem lançar mão da internet para ouvir trechos de músicas apresentadas pelo grupo.

No site filarmonica.art.br, também é possível ter mais informações sobre as obras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por