Montes Claros abre alas para o Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais

Jornal O Norte
09/05/2007 às 18:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:04

Grupos folclóricos de vários países se encontram com grupos brasileiros no Festival que acontece há nove anos no estado. Os grupos desfilam pelas ruas de Montes Claros, promovendo um sincretismo cultural entre si e com a comunidade

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Montes Claros recebe mais uma vez o Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais. A partir das 16h30 desta quinta-feira, grupos folclóricos da China, Israel, Sérvia, Chile (Ilha de Páscoa), etnias da Itália e Rússia, e ainda, os brasileiros Banzé, Zabelê, Saruê e Ginga Mineira desfilam pelas ruas do centro da cidade, iniciando as atividades do Festival que acontece há nove anos consecutivos.




O Grupo Banzé é o anfitrião do Festival em Montes Claros


(fotos: arquivo)

Segundo a presidente do Grupo Folclórico Banzé, Maria José Colares de Araújo Moreira, uma das idealizadoras do Festival, o maior desafio para manter o encontro por nove anos ininterruptos foi a aceitação popular.

- Podemos comemorar porque em todas as edições o público compareceu de forma surpreendente. Sem isso o Festival não seria possível – comemora Zezé Colares.

À frente do Banzé há 39 anos, Zezé Colares diz que, para manter o grupo, a maior dificuldade sempre foi a falta de recursos financeiros.




Grupo Folclórico Saruê

- O Grupo completa agora 40 anos, graças ao apoio de empresas e instituições públicas.  Atualmente mantemos uma parceria com a Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros e o Banzé se tornou realmente uma escola, na qual os alunos de folclore continuam o trabalho iniciado na universidade, mostrando a riqueza e a beleza das danças de origem – completa.

O IX Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais começou no dia 03 de maio, percorrendo as cidades de Paracatu, Diamantina e Januária. Até o próximo dia 13, os grupos permanecem em Montes Claros com apresentações diárias, além da realização de Feira de Artesanato todos os dias.

De acordo com a coordenação o objetivo é promover momentos de integração entre as nações, celebrar a riqueza e a diversidade cultural do planeta e fazer um apelo à paz entre os povos que, ao aceitar as diferenças, consolidam suas identidades.

O Festival reúne diferentes realidades, manifestações culturais e tradicionais de diversos povos do mundo, com espetáculos, oficinas, performances e desfiles de rua.




A partir de pesquisas o grupo Zabelê reconstituiu as músicas e danças tradicionais de todas as regiões do país, conservando suas expressões estéticas, seu espírito lúdico e socializante

Em Montes Claros, nesta quinta-feira, 10, os grupos desfilam pelo centro da cidade. O cortejo sai do Sesc às 16h30, percorre as principais ruas do centro e retornam para o Sesc. Na sexta-feira, 11, acontece a abertura oficial do Festival, com apresentação de todos os grupos – exceto o grupo de Israel, que se resguarda de 18h de sexta-feira até às 18h de sábado -, na Praça de Esportes, a partir das 19h.

Na manhã de sábado, haverá missa, às 10h. Em seguida os grupos voltam a desfilar pelas ruas do centro da cidade. Às 20h, show na Praça de Esportes e, às 23h, Baile das Nações, no Automóvel Clube de Montes Claros.




O grupo Svetozar Markovic apresenta coreografias de


várias partes da Sérvia e também da Macedônia


O Festival termina no domingo com show de encerramento às 19h, na Praça de Esportes.  Todos os dias haverá Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, de 8h às 14h.

______________________________________________________


IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE MINAS GERAIS


De 10 a 13 de Maio


Shows todos os dias às 19h, na Praça de Esportes


Ingressos R$ 2,00

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por