Leo Nobre: Mistura de arte e publicidade

Por Adriana Queiroz
Montes Claros
31/07/2017 às 17:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:50
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Quem passou pelos corredores do Montes Claros Shopping nos últimos dias pode contemplar o trabalho do montes-clarense Leonardo Nobre Soares, conhecido como Leo Nobre. São enormes painéis que retratam pessoas de nossa cidade de destaque nacional e internacional como Darcy Ribeiro, Ciro Gomes, Beto Guedes e a modelo internacional Bárbara Fialho. Leo Nobre tem 35 anos, é artista visual, publicitário e professor de Ensino Superior há 10 anos nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Arquitetura e Urbanismo. 

 
Como e quando surgiu o gosto pela arte?
Desde que me entendo por gente gosto de arte em geral, mas o que sempre me atraiu foi o desenho, e depois, a pintura. Quando criança gostava muito das revistas em quadrinhos e caricaturas dos irmãos Caruso e Aroeira, o que me estimulou muito a começar a desenhar de forma mais estruturada. Então a partir sempre estive envolvido em algo que envolva algum tipo de arte.
 
Como foi para você estudar os conceitos em uma época em que a informação era um artigo raro e caro?
Como desde criança gostava muito de desenhar, sempre busquei material que me possibilitasse aprender. As principais fontes de informação eram revistas. Ia às bancas procurar material que ensinasse algo sobre desenho, e a bibliotecas, como o Centro Cultural de Montes Claros, buscava vídeos... Daí acabei me tornando praticamente um autodidata.
 
Como é o seu método de trabalho, e o que e quem você estudou para alcançar tais resultados?
Comecei com o método de trabalho bem tradicional, com lápis, borracha e papel, e fui incluindo materiais, como tintas, aquarelas, pasteis, e chegou uma hora que necessitava de muito material e espaço para mesas e guardar tudo isso, além do custo que é bem caro quando se quer qualidade. Então certa vez li uma entrevista com Aroeira que fazia charges para Veja na época, e ele dizia da migração do seu trabalho para arte digital. Foi aí que surgiu o interesse que me fez mudar praticamente hoje para 100% digital. Alguns esboços ainda faço no lápis e papel, mas utilizo a computador com uma mesa digitalizadora.

A dislexia me causava dificuldade de comunicar pela escrita, então passei a me expressar mais pelo desenho


Conte um pouco sobre sua trajetória.
Em termos artísticos vem de uma base do desenho, que acabei sempre gostando, porém acredito que desenvolvi mais por ter um quadro de dislexia que me causava dificuldade de comunicar pela escrita, então passei a me expressar mais pelo desenho. As primeiras experiências com pintura vieram em uma fase que me aventurei em pintar muros com letreiros e desenhos, por necessidade na época. Então comecei a fazer ilustrações para publicidade e me aventurar pelo design, até chegar na publicidade. Trabalhei em diversas agências de publicidade até chegar a diretor de criação. Depois, montei minha própria empresa, uma produtora de vídeo, na qual fazia comerciais para TV e animações. Tornei-me professor de ensino superior há 10 anos. Hoje além de professor tenho uma agência de publicidade e, artisticamente, trabalho com pintura, ilustração, principalmente digital e animações em vídeo.

Como foi a ideia dos painéis retratando personalidades como Darcy, Bárbara Fialho, entre outros?
Esse trabalho veio da necessidade do Montes Claros Shopping de fazer uma campanha inicialmente interna para os tapumes das lojas que estão em obras. Visto a necessidade, sugeri a ideia de trabalharmos as personalidades da cidade de forma a homenageá-las, ideia que foi aceita pelo Shopping. A ideia é criar algo artístico que ornamente o interior do Shopping e que mostre sobre pessoas da cidade de destaque nacional e internacional, o que além de poder ser contemplado motive e dê orgulho a população dos furtos da nossa terra.

Sugeri a ideia de trabalhar as personalidades da cidade de forma a homenageá-las, ideia que foi aceita pelo Shopping

 
Com o que você mais se identifica no seu trabalho?
Na visão de arte, gosto muito do desenho, principalmente de charges e caricaturas. Acho que além de ter que usar a parte técnica muito bem é necessário um senso crítico e humor, o que sempre acaba tocando de uma forma ou de outra quem a observa.
 
Qual o segredo do sucesso em Publicidade?
A publicidade é uma profissão que cresce a cada dia, porém também tem inúmeras áreas e formas de atuação. Com o advento da internet as possibilidades se multiplicaram exponencialmente. Portanto, acaba não tendo uma fórmula secreta. O que aconselho é amar o que se faz, trabalhar bastante e gostar de desafios, pois vivemos em um mercado muito difícil e repleto de limitações.
 
Léo por Léo
Um Livro: Gosto de vários como Senhor dos anéis, Star Wars, Matrix, mas acredito que o que assisti há menos tempo e gostei foi “Até o ultimo homem”

Um filme: Auto da Compadecida

Uma série: Black Mirror

Um Super Héroi: O Batman

Aquela música que não pode faltar na playlist: São muitas principalmente Blues e Rock Clássico, porém uma música que não abro mão é “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por