Interiorizar para expandir: cidades do interior de Minas aguardam resultados da secretaria de estado de cultura

Jornal O Norte
06/02/2007 às 11:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:57

Cidades do interior de Minas aguardam resultados concretos das reuniões promovidas pela secretaria de Estado de Cultura com as demandas dos setores culturais no mês de novembro do ano passado. Os cinco municípios do Norte de Minas que foram visitados esperam ter suas reivindicações atendidas neste ano

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

No ano passado, a secretária de Estado de Cultura, Eleonora Santa Rosa, o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Braga e os dirigentes dos órgãos que integram o Sistema Estadual de Cultura realizaram encontros em diferentes regiões do estado através do programa Viagens do Sistema de Cultura, que tem como objetivo promover o contato entre a Secretaria com as necessidades dos municípios do interior de Minas Gerais.




O antigo armazém da RFFSA pode se tornar o museu regional


e novo centro cultural de Montes Claros
(foto: Wilson Medeiros)

No Norte de Minas, os municípios de Montes Claros, São Francisco, Janaúba, Grão Mogol e Salinas receberam a comissão entre 7 e 11 de novembro, onde discutiram com prefeitos e as demandas dos setores culturais - produtores, gestores e artistas - sobre a descentralização das políticas públicas e possíveis parcerias que promovam o diálogo entre as cidades e seu desenvolvimento cultural.

Durante as reuniões, os dirigentes do Sistema Estadual de Cultura apresentaram as possibilidades de parcerias e esclareceram dúvidas. De acordo com avaliação divulgada pela Secretaria, em todas as regiões visitadas a reivindicação comum foi a promoção de cursos de qualificação, treinamento e reciclagem profissional de gestores culturais.

Em Montes Claros, a principal reivindicação foi a criação de um museu regional e de um novo centro cultural. Durante a reunião, que aconteceu no dia 7 de novembro, Eleonora se comprometeu a estudar cada demanda para dar uma resposta concreta sobre as possíveis parcerias para levar adiante os projetos culturais de cada cidade. No encontro, a vice-reitora da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Tânia Marta Maia Filho, entregou à secretária os projetos do museu e do centro cultural. Além dessa parceria, a Unimontes se comprometeu a apoiar o curso de capacitação de gestores culturais.

De acordo com o secretário municipal de cultura, João Rodrigues, uma parceria entre a prefeitura, o Banco do Nordeste e a Rede Ferroviária Federal pode tornar o antigo armazém da RFFSA em um novo centro cultural.

Em São Francisco, o presidente do Núcleo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural, João Botelho, entregou à secretária uma série de demandas na área da cultura. João é considerado o principal referencial na preservação da memória da cidade e guarda, dentre outros objetos que contam a história de São Francisco, uma série de documentos, inclusive do período da escravidão no Brasil.

Em Japonvar, a principal reivindicação foi a construção de uma Casa de Cultura para desenvolver projetos, cursos e oficinas e, ainda, apoio para a Festa do Biscoito que acontece há 10 anos e recebe, anualmente, cerca de 15 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

Durante a reunião em Janaúba a comunidade fez várias reivindicações, entre elas a ampliação do Espaço Cultural Central do Brasil. A secretária prometeu oferecer suporte técnico para a Diretoria de Cultura na elaboração de um planejamento de ações culturais para a cidade.

Em Grão Mogol, Eleonora fez a promessa de criação de um museu e de um centro cultural, com participação da Secretaria não só através de uma assessoria institucional (ajudando na criação do regimento e do estatuto), mas também no auxílio para aquisição de mobiliário e equipamento, além de prestar consultorias qualificadas do ponto de vista técnico para a montagem desses dois espaços.

Em Salinas, foi considerada prioridade a criação do Museu de Cachaça e um Museu do Tropeiro, além de formalizar o registro da cachaça de alambique como patrimônio imaterial. Em relação ao Museu do Tropeiro, a secretária se comprometeu em ajudar mais na infra-estrutura ou assessorar na implantação. O encontro em Salinas, que aconteceu no dia 11 de novembro, reuniu mais três cidades vizinhas: Águas Vermelhas, Padre Carvalho e Taiobeiras, que também apresentaram suas demandas na área de cultura.

Além da secretária Eleonora Santa Rosa e do secretário adjunto Marcelo Braga, participaram da viagem ao Norte de Minas os integrantes do Sistema Estadual de Cultura Silvânia Sousa do Nascimento e Francisco Magalhães (Superintendência de Museus), Heloísa Maria Vieira (Superintendência de Bibliotecas Públicas), Ana Pacheco (presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto), Camila Diniz (editora do Suplemento Literário), Israel do Vale (diretor de Programação da Rede Minas), Nestor Sant’Anna (presidente da Rádio Inconfidência), Kiko Ferreira (diretor de Programação da Rádio Inconfidência), Helen Massote e José Adolfo Moura (assessores especiais da Secretaria), Francisco Pelúcio (presidente da Fundação Clóvis Salgado), Octávio Elísio (presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – Iepha), Rômulo Avelar (presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e Karla Guerra (diretora de Informação e Difusão da Superintendência de Ação Cultural).

Além do Norte de Minas, os encontros foram realizados no Sul (Varginha, Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Cristina) e Vale do Jequitinhonha (Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Ponto dos Volantes, Jequitinhonha e Caraí).

Como resultado dessas reuniões, já foram realizadas a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Chapada do Norte, e a fundação do Centro Cultural no Jequitinhonha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por