Imortais de Montes Claros recebem homenagem

Jornal O Norte
16/03/2007 às 10:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:00

O COMPHAC - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Montes Claros, em sua primeira reunião do ano, ocorrida nesta quarta-feira, dia 14 de março, na secretaria municipal de Cultura, discutiu eleições para a nova diretoria e atividades para as comemorações dos 150 anos da cidade. Entre as ações aprovadas pelos conselheiros está a criação de três monumentos, em homenagens a Darcy Ribeiro, Hermes de Paula e Cyro dos Anjos.

Dois dos monumentos vão ficar na Praça Dr. Chaves, a Praça da Matriz, que é tombada pelo município. Um deles, em homenagem ao escritor Cyro dos Anjos, vai ficar próximo ao solar dos Oliveira, que deu origem ao seu livro Menina do Sobrado.  O do historiador Hermes de Paula, que coordenou o centenário da cidade em 1957, e dá nome ao Centro Cultural, ficará na pracinha em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José - Igreja da Matriz.

O terceiro monumento, em homenagem ao antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, ficará no interior do Mercado Municipal, por ter sido o sociólogo um defensor das minorias e dos socialmente excluídos.

As homenagens são esculturas em bronze em tamanho natural, nos moldes da que existe na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, homenageando o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

Para o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, esta primeira reunião do Comphac demonstra a sua importância.

- Estão sendo discutidas e aprovadas ações de atenção ao patrimônio histórico e fortalecidas políticas de representação das comunidades junto aos movimentos culturais desenvolvidos pela prefeitura - avalia João Rodrigues.

PLANO DE INVENTÁRIO 

Atendendo às exigências do Iepha - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a arquiteta Clarissa de Oliveira Neves, com especialização em restauração de patrimônio histórico pela UFMG, está desenvolvendo trabalhos de mapeamento para complementação dos dossiês de tombamento. Estão sendo mapeados a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no bairro Morrinhos, Santuário Bom Jesus, na Rua Belo Horizonte, e Capela de São Geraldo, no bairro de São Geraldo II. O objetivo é a elevação da pontuação do município para arrecadação dos recursos do ICMS cultural.

A arquiteta já deu início ao novo plano de inventário de proteção do acervo cultural de Montes Claros, contemplando nove distritos com mapeamentos e levantamentos históricos e fotográficos: Miralta, Nova Esperança, São Pedro da Garça, Panorâmica, Ermidinha, Santa Rosa de Lima, Vila Nova de Minas, Aparecida do Mundo Novo, Canto do Engenho e São João da Vereda.


 


ELEIÇÃO

Depois de cumprir dois mandatos o presidente do Comphac, Eduardo Gomes abre o processo de eleição da nova diretoria do Conselho. Após indicados os novos membros, com representantes de secretarias municipais, entidades como ACI e IAB e instituições de ensino superior, acontece a eleição, que está prevista para este mês de março. (Secretaria municipal de Cultura)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por