Grupos folclóricos cantam e dançam em homenagem aos 150 anos de Montes Claros

Jornal O Norte
04/05/2007 às 09:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:03

Pelo nono ano consecutivo, grupos folclóricos de vários países se encontram com grupos brasileiros, promovendo uma interação entre culturas. Na edição deste ano, Montes Claros recebe o Festival Internacional de Folclore como presente de aniversário




(fotos: arquivo)

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Montes Claros se engalana para receber os grupos folclóricos que pela nona vez voltam a encantar a cidade com suas músicas, danças, cores e alegria.

È o IX Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais, que reúne em um só lugar diferentes realidades, manifestações culturais e tradicionais de diversos povos do mundo, com espetáculos, oficinas, perfomances e desfiles de rua.

No momento de comemorações pelo seu sesquicentenário, de 10 a 13 de maio Montes Claros se transforma em uma espécie de referência mundial em folclore, motivo de orgulho para seus habitantes, e de toda região.

Na edição deste ano, o Festival traz os grupos da China, Israel, Sérvia e Chile (Ilha de Páscoa) e etnias da Itália e Rússia, e ainda, representando o Brasil, os grupos Banzé, Zabelê, Saruê e Ginga Mineira.

Antes de chegar a Montes Claros, os grupos se apresentam, de 2 a 9 de maio, nas cidades de Paracatu, Diamantina e Januária, proporcionando momentos de integração entre as nações, celebrando a riqueza e a diversidade cultural do planeta e fazendo um apelo à paz entre os povos que, ao aceitar as diferenças, consolidam suas identidades.

Em Montes Claros os grupos cantam e dançam para celebrar seus 150 anos, em três dias de espetáculos na Praça de Esportes a preços populares.

O Festival tem o apoio do Cioff, Sesc/MG, Unimontes, secretarias de Cultura de Montes Claros, Diamantina e Paracatu, Abanorte, e patrocínios da Transnorte, Fiat e Vemape, a coordenação é da Veredas Consultoria em Turismo. Em Montes Claros, a realização é do Grupo Folclórico Banzé, em parceria com a prefeitura municipal.

GRUPO BANZÉ



O ano de 1968 marcou a fundação do Grupo Folclórico Banzé, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Encorajado pelo dinamismo de D. Marina Lorenzo Fernandez Silva, alunos do curso de Folclore e História da Música criou um grupo místico de danças, que passou a se chamar Bandinha da Zezé e, posteriormente, por sugestão de um dos componentes, o Ricão, chegou ao Banzé.

A primeira apresentação do Banzé foi em Abril de 1969, no Conservatório, com a presença de professores, familiares e da crítica de arte de Belo Horizonte, Maristela Tristão

Em 1995 o grupo esteve na Itália e Holanda e em 2000, do Festival de Folclore do Canadá, nas cidades de Lachine e Cornwall, e nos Estados Unidos, em Nova Iorque. O grupo já se apresentou, também, em mais de cem cidades em todo o Brasil.

GRUPO ZABELÊ



Em fevereiro de 1994, Marina Sarmento Velloso, então diretora do conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez, propôs à professora e musicista Maria Lúcia Macedo Oliveira a criação do grupo, com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela cultura popular regional e pelo folclore brasileiro de um modo geral.

O Zabelê reuniu um acervo sobre a música e as danças tradicionais de todas as regiões do país, as histórias de suas origens, e a partir das pesquisas, o grupo reconstituiu as danças, conservando suas expressões estéticas, seu espírito lúdico e socializante. É certo que algumas foram atualizadas, adaptadas ao espaço, ganhando um toque de fluidez e flexibilidade, mas espontaneidade e essência foram preservadas.

SVETOZAR MARKOVIC (Sérvia)



O grupo Svetozar Markovic foi fundado em 3 de Maio de 1945. Tem como objetivo principal proporcionar a dançarinos amadores a oportunidade de lidar ativamente com o trabalho artístico-cultural e a criatividade nas horas livres e expressá-los de uma maneira artística e criativa a fim de desenvolver hábitos culturais e reconhecer valores culturais atuais. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 1.000 membros, incluindo o grupo folclórico, o coral, o grupo teatral, a seção literária, e a seção de artes. Foi vencedor de vários prêmios de dança folclórica na Sérvia. O grupo apresenta coreografias de várias partes da Sérvia e também da Macedônia.

GRUPO ÍTALO BRASILEIRO DE NOVA VENEZA



O grupo folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza foi fundado em 21 de fevereiro de 1991 em comemoração ao centenário de Nova Veneza, com a finalidade de divulgar os usos, costumes e tradições dos imigrantes italianos que fundaram Nova Veneza, marcando fortemente a história de seu povo com suas raízes.Com esses objetivos o grupo mantém hoje 140 dançarinos dois coreógrafos e uma diretoria, previamente eleita, já que o grupo se encontra devidamente registrado como entidade filantrópica sem fins lucrativos, mantendo-se somente com doações do poder municipal, empresários e comunidade em geral.

_________________________________________________


Confira a programação do Festival em Montes Claros:

Dia 10, quinta-feira, 16h30: Desfile de rua


Dia 11, sexta-feira, 20h: Show de Abertura na Praça de Esportes


Dia 12, sábado, 9h: Desfile de rua e missa de Ação de Graças


20h: Show na Praça de Esportes; 23h: Baile das Nações


Dia 13, domingo, 19h: Show de encerramento na Praça de Esportes

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por