A Cia de Cá, grupo de teatro de Montes Claros, foi premiada na categoria melhor espetáculo durante o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, com a peça “Vivenças”. O grupo levou ainda os prêmios individuais de melhor direção (Nelcira Durães), melhor atriz (Priscila Custódio), melhor trilha sonora (Jukita Queiroz) e melhor figurino. 

“O espetáculo ‘Vivenças’ traz em sua dramaturgia particularidades da nossa região e ressalta saberes e fazeres tradicionais do povo brasileiro, ressignificando a nossa própria história. Nessa perspectiva, a arte propõe um novo olhar sobre o universo do homem do sertão, do interior e a valorização dos seus modos de vida. Possibilitando ver para além do concreto das cidades, outros modos de ser e de viver no mundo”, diz Nelcyra Durães. O grupo ainda concorreu em outras quatro indicações individuais. A apresentação ocorreu no último dia 27, no Centro Cultural Luz da Lua. 

O festival, realizado entre 25 e 28 de janeiro, buscou estimular e difundir o teatro nacional, contando com a participação de diversos grupos do país. 

“O Vivenças” estreou em 2013, em Montes Claros como montagem de conclusão de curso dos alunos do Curso de Artes/Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A montagem envolve os atores Lázaro Martins (Chiquin), Pricila Custódio (Judite), Mel Soares ( Zefa), Matheus Scheneider (Tião), o músico Jukita Queiroz, a produtora e diretora Nelcira Durães, e o técnico de luz Rodrigo José.