O grupo Batuk realiza uma temporada de apresentações do espetáculo “O Enfermeiro”, da obra de Machado de Assis, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Centro Cultural Hermes de Paula.

No palco, o ator Diógenes Câmara, que celebrou neste ano 79 anos, sendo 55 dedicados ao teatro. Outra novidade é a participação do ator Eduardo Brasil, que está de volta aos palcos.

A direção é de mestre Baptista. “Com uma pitada de humor e ironia, o texto vai revelando as fraquezas e mudanças comportamentais do ser humano diante das mais diversas situações. É uma comédia para toda a família com linguagem livre para todas as idades”, diz Baptista.

O CONTO
“O Enfermeiro” está, certamente, entre os melhores contos de Machado de Assis. Narrado em primeira pessoa com foco narrativo no próprio personagem principal e protagonista Procópio, conta a história de um coronel ranzinza (Felisberto) e maldoso que não consegue manter um assistente em seu leito de morte devido à forma de tratá-los.

Procópio trabalhava como copista na paróquia da região e acaba sendo designado para o cargo de enfermeiro pelo padre amigo da família e resolve aceitar o desafio, apesar de saber que o coronel Felisberto tratava mal a todos que lá iam.

Mesmo com o bom pagamento, ninguém parava no emprego, devido ao comportamento agressivo e intolerante do coronel.

Movido pelo bom salário, Procópio resiste a xingamentos e humilhações. A convivência dos dois vai trazer grandes problemas para ambos.

Até o dia que, por instinto, num ato impensado, Procópio toma uma drástica atitude. Destaque para o clímax da história.

“O Enfermeiro”
Grupo Batuk
Texto: Adaptação de Machado de Assis
Direção: Mestre Baptista
Dias: 28, 29 e 30 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: (38) 98428-9079 e 99124-6057