Uma das atrações do mês de novembro em Montes Claros é o espetáculo infantil “Os Saltimbancos”, que acontecerá no dia 5, às 17h, no Montes Claros Shopping. A direção da peça fica por conta do também ator januarense José Mameluk. 

Formado pelo Teatro Escola Célia Helena em São Paulo e pela Companhia de Dança Grupo Raça, Mameluk participou de cursos de interpretação para TV com alguns diretores de novelas, como Jacques Lagoa, que esteve em Montes Claros em agosto deste ano para ministrar um workshop de interpretação para TV. Conheça um pouco mais da trajetória do artista na entrevista a seguir. 
 
O gosto pelas artes você herdou de quem?
Sempre gostei das artes em geral... Lembro-me que, desde criança, assistia várias programações da TV, desde os programas infantis até as grandes novelas da época. Com o passar do tempo comecei a admirar as interpretações dos artistas, o que muito me influenciou a fazer esta escolha.
 
Fale um pouco dos trabalhos em que você atuou e dirigiu como “As águas vão rolar”, “Senninha e sua Turma”.
O texto de “As águas vão rolar” é do Núcleo dos Dez, um grupo de dramaturgos de São Paulo, coordenado por Luís Alberto de Abreu com direção de Nélson Baskerville. “Senninha e sua turma”, do Instituto Ayrton Senna, dirigido pela Renata Soffedini, é um projeto com o qual viajei por todo o Brasil. Também participei do musical “Noturno”, sob a direção de Oswaldo Montenegro, do Deto Montenegro e Candé Brandão, além de trabalhar como ator no Parque Hopi Hari apresentando diversos projetos infantis.
 
Foram muitas premi-ações ao longo de sua trajetória. 
Em 2012, fui premiado com alguns poemas de minha autoria, como melhor intérprete no Festival Nacional de Poesia de Varginha-MG. Em 2008, fui premiado no Festival Nacional de Teatro, também em Varginha com o espetáculo “Amor Passageiro” com texto de Tatiana Carence Martins, cujo trabalho fiz a direção e atuei. Em 2006 recebi também por lá a premiação de melhor espetáculo infantil trabalho que dirigi, atuei e coreografei.
 
Como foi o convite para se apresentar nos 20 anos do Montes Claros Shopping?
Muito especial. Recebi uma ligação dizendo que nosso projeto, Os Saltimbancos, havia sido escolhido para participar do evento. Foi uma honra. Sou grato a toda equipe.
 
Quais são as características mais importantes para o crescimento de um ator de teatro? Ele precisa de um talento especial?
Acredito que o estudo, a especialização e o conhecimento são de grande importância. Quanto ao talento, pode ser conquistado e aprimorado com esforço, dedicação e prática.
 
Fale sobre Os Saltimbancos.
A peça é inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os músicos de Bremen”. O texto é de Sérgio Bardotti, músicas de Luiz Enriquez Bacalov, com adaptação de Chico Buarque. Narra a história do encontro de quatro animais: um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. 

Em “Os Saltimbancos”, os animais encontram pelo caminho seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades