De Montes Claros para o mundo

Dividido em três cidades, artista plástico Iuri Sarmento se destaca no cenário da arte contemporânea

Adriana Queiroz
Montes Claros
15/01/2018 às 19:47.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:46
 (Sidney Rocharte)

(Sidney Rocharte)

Iuri Sarmento iniciou sua carreira nas artes plásticas aos 23 anos, em Belo Horizonte, onde se formou pela Escola de Artes Guignard. O norte-mineiro se especializou em pintura contemporânea, história da arte e técnicas em gravuras, além de vários cursos complementares.

Iuri tem obras em diversas coleções importantes e acervos de museus. Ele possui ainda, clientes espalhados pelos quatro cantos do mundo. Em entrevista a O NORTE, ele fala sobre prestígio nacional e seus planos.
 
Fale de sua infância e adolescência em Montes Claros e quando começou a se interessar por arte. 
Foi definitivamente muito rica e só tenho boas recordações. Meus pais foram de extrema importância, pois sempre me incentivaram ao máximo a desenvolver meus dons artísticos. Logo cedo, bem pequeno, comecei a me interessar pela pintura. Maria Clara Mariani, avó da minha prima e companheira de infância de Laura Eugênia, é uma grande pintora e dava aulas de pintura para mim, para os meus irmãos e primos. Eu adorava! Foi com certeza minha primeira mestra e incentivadora. Ela também sempre falava que quando eu fosse para a faculdade iria estudar na escola Guignard em Belo Horizonte, e assim foi.
 
Como seu trabalho começa?
De várias formas. Normalmente uma criação vem logo seguida de outra, o exercício diário da disciplina sempre aponta um novo trabalho. Às vezes quando é alguma encomenda, a troca com o cliente é muito especial, conheço um pouco da personalidade, mostro várias imagens dos meus trabalhos e assim vou conhecendo um pouco do universo e logo vem a imagem. 
 
Quais são suas principais influências? Que artista você considera importante e por quê?
O mundo como um todo. Estar aberto a todas as informações, o viver diário, o observar a tudo e a todos, a rua, a cultura, o povo, a história, o olhar sempre aberto em constante busca pelo novo, por estar sempre se reinventando. Gosto muito dos pintores da renascença, do barroco, dos impressionistas, da arte moderna e amo arte contemporânea. 

Montes Claros, Salvador, São Paulo... Conte um pouco de cada experiência nessas cidades.
Montes Claros, minha cidade querida, cidade da minha infância e adolescência, onde aprendi muitas coisas importantes. Cidade das minhas origens, do meu coração. Sempre estará nas minhas lembranças, onde cresci livre, aprendi os verdadeiros valores da família, da educação, muito rica culturalmente, minhas primeiras referências, minha raiz. Salvador é minha cidade do coração, local que me recebeu de braços abertos, me acolheu, me ajudou a amadurecer, onde me mostrou um pouco mais deste nosso Brasil. Que deu luz e cor a minha obra. Cidade de uma riqueza sem igual, de um povo caloroso, onde conheci varias pessoas maravilhosas, que me pegaram pela mão e me ajudaram a chegar onde estou hoje. São Paulo está sendo minha nova paixão. Digo que hoje, me sinto um adolescente, descobrindo a “pauliceia”. Estou ainda chegando, mesmo estando há 2 anos, ainda conhecendo a cidade. Tenho muito a descobrir, mas muitas coisas boas já aconteceram. Fiz minha primeira exposição individual, no fim do ano passado e estou trabalhando com uma ótima galeria. Sinto que vem muita coisa boa por ai.
 
Que tipo de coisa chama sua atenção no mundo?
De tudo um pouco, sou super curioso e gosto de estar atento a todas as novidades, claro que especialmente amo as artes.
 
Que experiências com arte foram importantes para você?  
Trabalhei dando aula de pintura contemporânea nas oficinas do museu de arte moderna, Solar do Unhão em Salvador. Foi uma das experiências mais enriquecedoras, a troca com os alunos foi de uma importância sem igual, jamais vou esquecer.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por