Começam as Festas de Agosto

Mais uma vez a tradição da “cidade da arte e da cultura” é sustentada por heróis anônimos, gente simples e de costumes comuns. Abertura será nesta quarta (14)

Adriana Queiroz
Montes Claros
14/08/2018 às 04:52.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55

“A marujada vem subindo a rua/Suores brilham nos rostos molhados/Agosto chega com a ventania/Cálice bento e abençoado/A dor do povo de São Benedito/ No mastro existe para ser louvado...” 

É embalada na canção de Tino Gomes e Georgino Júnior que a cidade celebra a 179ª Festas de Agosto. A abertura acontece nesta quarta-feira (14), no Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h, com exposição e levantamento de mastro na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Mais uma vez, a tradição da “cidade da arte e da cultura” é sustentada por heróis anônimos, gente simples e de costumes comuns.

O folclore é considerado indispensável e fundamental para a educação dos jovens e para a cultura de um povo. Isto acontece porque nenhuma outra arte exerce sobre as camadas populares uma influência tão poderosa quanto a música e a dança.

Tanto a marujada como os grupos de catopês e os caboclinhos integram o folclore montes-clarense e a rítmica espontânea e a beleza favorecem a compreensão e o engajamento de novos adeptos.

Paralelamente é realizado o 40º Festival Folclórico de Montes Claros, com a participação de artistas da cidade, como Juliana Peres, que apresentará o show “Festejo e Fé”, idealizado com uma proposta de unir ritmos culturais populares de origem indígena, portuguesa e principalmente africana.

Também se apresentam o mineiro Sérgio Pererê, Herbert Lincoln, Bruno e Fabiana, Bianca Luar, Meninas de Sinhá, Bloco do Chico, Os Povos Tradicionais, Juquita Queiroz, Maurício Tizumba, dentre outros.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por