Cineasta apresenta filme que conta vida de barranqueiros do São Francisco

Nascido em Manga, mas januarense de coração, documentarista norte-mineiro mostra histórias da população ribeirinha da nascente à foz do Velho Chico, em novo trabalho

Christine Antonini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/09/2017 às 20:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:38
 (Dêniston Diamantino/Divulgação)

(Dêniston Diamantino/Divulgação)

Maior rio inteiramente brasileiro (que nasce e morre dentro do país), o Velho Chico tem parte da própria história retratada no longa “Centenários do São Francisco – Memórias de um Rio”, produzido por Dêniston Diamantino. O filme traz depoimentos de pessoas que moram há mais de 80 anos às margens do rio e que relatam “causos” da nascente à foz, fazendo uma advertência sobre a importância da preservação do meio ambiente e também da memória do povo barranqueiro.

Há quase 30 anos como documentarista, Dêniston é um januarense de coração que trabalha na criação independente com histórias dos ribeirinhos, pessoas que vivem às margens e dependem do São Francisco para manter a vida.

A população do sertão mineiro também é tema dos trabalhos dele, que já recebeu diversos prêmios em festivais nacionais, como o “Rodrigo Melo de Franco”, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por “Romeiros do São Francisco”, como ação de resgate e preservação da memória ribeirinha.

Dêniston nasceu em Manga, mas mora há décadas em Januária, município banhado pelo São Francisco. “Sou barranqueiro, bebi dessa água desde a minha infância e, como um apaixonado, utilizo o tempo disponível para mostrar a importância da preservação do rio e da cultura popular que é abundante na região”, conta o documentarista.

OBRA
O longa foi produzido em cidades banhadas pelo São Francisco, com depoimentos de moradores mais antigos. O filme faz uma viagem no tempo e no espaço, e ressalta o conflito entre o rio atual e o existente na memória da gente do São Francisco.

“Há um universo nesse sertão do São Francisco a ser documentado e, ainda, num tempo em que se fala tanto em revitalização do rio, eu alerto para a necessidade também de revitalização da nossa memória”, conta Dêniston.
 
PRODUÇÕES
Dentre as outras produções de destaque do documentarista Dêniston Diamantino estão: “Romeiros do São Francisco”; “O Futuro a Deus Pertence?”; “Carinhanha - Um Rio do Grande Sertão”; “Anunciação - Parteiras do Brasil”; “Sentinela-Rituais Fúnebres no Brasil Sertanejo”; “Vila do Céu”; “O Rio São Francisco”; “O Velho do Rio”; “Xingó-A escalada de um rio”; “Cerrado - O Pai das Águas”; “A Vida e a Dança de São Gonçalo”; “São João na Roça”; “Encomendação das Almas; “Santos Reis”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por