Caso Igor Xavier: classe artística se une na luta por justiça

Jornal O Norte
01/03/2007 às 12:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:59

De 9 a 15 de março acontece a 3ª Semana Cultural Igor Xavier. Para abrir a programação, familiares e amigos do bailarino assassinado em 2002 promovem uma manifestação pacífica para que o processo dos assassinos seja transferido para Montes Claros e que o julgamento seja marcado. A manifestação acontece nesta quinta-feira, 1º de março, às 13 horas, em frente ao Fórum Gonçalves Chaves

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Nesta quinta-feira, 1º de março, completam cinco anos que o bailarino e ator Igor Xavier foi assassinado e, de acordo com a mãe do bailarino, Marlene Xavier, uma das reivindicações da família é que o processo que está tramitando em Belo Horizonte seja transferido e julgado em Montes Claros.

No dia 16 de fevereiro de 2007, os autos tiveram andamento: o Agravo de Instrumento para o STJ, último recurso impetrado pela defesa dos réus, foi remetido ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, para apreciação. Na mesma data, foi o Recurso em Sentido Estrito remetido à Comarca de Origem, Montes Claros, para retomar seu curso, que será, no mínimo, dar cumprimento ao acórdão.




- Meu filho foi morto de maneira covarde e brutal e não é justo que os assassinos continuem impunes e em liberdade. Vamos mobilizar o maior número de pessoas para cobrar justiça (foto: arquivo)

O recurso foi publicado no Diário Oficial no dia 16 de fevereiro, mas Marlene diz temer que os constantes recursos que os assassinos confessos, Ricardo Vasconcelos Ataíde e seu filho Diego Leonardo Lacerda Xavier têm impetrado, mesmo sendo recusados, acabem atrasando ainda mais o julgamento.

- O pedido de transferência foi feito pelo juiz Marco Antônio Ferreira há anos, mas os recursos sempre atrasam e só agora foi autorizada a transferência. Nossa luta agora é para que o processo realmente venha para Montes Claros e o julgamento seja marcado o mais rápido possível – diz Marlene.

Para fortalecer a reivindicação, Marlene Xavier, familiares e amigos estão mobilizando a comunidade para uma manifestação pacífica nesta quinta-feira, às 13h, em frente ao Fórum Gonçalves Chaves em Montes Claros.

- Estamos conclamando a todos para participar da manifestação cobrando o julgamento dos assassinos que estão em liberdade e morando em Belo Horizonte. Meu filho foi morto de maneira covarde e brutal e não é justo que os assassinos continuem impunes e em liberdade. Vamos mobilizar o maior número de pessoas para cobrar justiça. Queremos que o julgamento ocorra já, e em Montes Claros e não em Belo Horizonte, como está tentando a grande bancada de advogados dos assassinos coordenados pelo atual Secretário de Defesa do Estado de Minas Gerais – argumenta Marlene.

Amigo de Igor Xavier e companheiro da família na luta por justiça, o poeta Aroldo Pereira endossa o convite de Marlene.

- Esperamos que todos que respeitam a vida, amam ao próximo e a nossa cidade não permitam que na festa de 150 anos de Montes Claros  permaneça esta grave mancha da impunidade, ofuscando seu brilho de cidade humanista. Por isso convido a todos a se unir a nós nessa luta por justiça, e que o caso Igor Xavier abra caminhos para que outros processos que estão se arrastando há anos sejam definitivamente julgados e que os culpados paguem pelos seus crimes – conclui Aroldo.




- Esperamos que todos que respeitam a vida, amam ao próximo e a nossa cidade não permitam que na festa de 150 anos de Montes Claros  permaneça esta grave mancha da impunidade, ofuscando seu brilho de cidade humanista (foto: Manoel Freitas)


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por