Caravana Coca-Cola: Marcas que trazemos, marcas que deixamos

Jornal O Norte
11/05/2007 às 11:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:04

Com essa idéia na bagagem a Caravana Coca-Cola chega a Montes Claros para uma série de oficinas, brincadeiras e atividades lúdicas. É a terceira vez que a cidade participa do circuito que movimenta mais de 5000 pessoas

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Neste mês de maio, os dias e noites em Montes Claros têm sido movimentados pelas muitas promoções culturais que envolvem a comunidade de todas as faixas etárias.

De 17 a 20 de maio será a vez da criançada, com a chegada da Caravana Coca-Cola, que traz na bagagem uma série de atividades sócio-culturais e ações educativas.




Coordenada pela Aliança Terceira Margem, a oficina Roda de Palhaços reúne artistas e grupos mineiros para a pesquisa, criação e difusão das artes cênicas (foto: divulgação)

É a terceira vez que o projeto acontece em Montes Claros e reúne centenas de participantes, promovendo um momento de interação entre crianças, jovens e adultos, além de ampliar as possibilidades de expressão, inclusão sócio-cultural e participação em projetos educacionais. A caravana também estimula a criatividade e expressão criadora e, todos os trabalhos produzidos durante as oficinas culturais são apresentados ao público, valorizando ainda mais a produção dos participantes, o que contribui para aumentar sua auto-estima.

A Caravana partiu de Divinópolis-MG, onde permaneceu de 29 de março a 1º de abril, passou por Luiz de Fora - 29 a 22 de abril - depois foi para Governador Valadares -

03 a 06 de maio – e no dia 17 de maio chega a Montes Claros, onde permanece até o dia 20, com espetáculos, oficinas, intervenções, performances e animações diversas com alguns dos maiores grupos de teatro de Minas Gerais. Logo depois, a Caravana segue para Belo Horizonte – de 24 a 27 de maio - onde encerra o circuito.

Nesses três dias as crianças vão participar dos projetos Roda de palhaços, Caça Contos, Ciranda da Palavra, Ciranda de Expressão Poética, Ciranda de Estórias, Circuito de shows, Circuito Primavera de Cultura Infanto-Juvenil, entre outros.

COLCHA DE RETALHOS

Através de oficinas, o projeto Colcha de Retalhos estimula a autopercepção, com registro em desenho do histórico de cada participante - seu nome, a história pessoal, características individuais, seu papel na comunidade. A oficina trabalha a identificação de cada personagem e como que interage com os outros na composição da história coletiva. A oficina resulta em trabalhos com linguagens cênica, plástica, sonora e literária e estética, onde cada participante representa um retalho simbólico que compõe a colcha, um painel artístico elaborado pelo grupo.

CIRANDA DA PALAVRA

O projeto Ciranda da palavra promove a construção de um caminho de inclusão sócio-cultural, tendo como foco a palavra falada, cantada e escrita, além das representações visuais, plásticas, cênicas e literárias. Ministrada por uma equipe multidisciplinar, a oficina é voltada para educadores sociais e escolares, com objetivo de assegurar a continuidade do projeto em suas instituições.

RODA DE PALHAÇOS

A oficina Roda de Palhaços promove uma experimentação, criação de números e elaboração de roteiros focados na Arte Circenses, com uma dinâmica que inclui reflexão conceitual sobre a Arte de Palhaços, experimentações e montagem de cenas, elaborando ao final um roteiro para a apresentação e, ao final, apresentação para o público do espetáculo. Após a apresentação o grupo promove um bate-papo com o público propondo atividades e ações futuras. Com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Roda de Palhaços é coordenada pela Aliança Terceira Margem, que reúne artistas e grupos mineiros para a pesquisa, criação e difusão das artes cênicas.

PROJETO MURAL

A leitura do poema Conversa de Corpo, de Priscila Freire, com trilha sonora de Marcos Vianna - Música das Esferas, o Projeto Mural trabalha a percepção sensorial, estimulando a expressão corporal dos participantes.

De maneira lúdica e relaxante, as atividades promovem uma auto-referencia do individuo no espaço coletivo. O resultado é a pintura de um mural figurativo-abstrato, com informações conceituais sobre composição artística e suas cores, formas e texturas. A oficina é ministrada por Raquel Romano e utiliza como matéria-prima elementos como terra e pigmentos naturais da região. De acordo com os coordenadores, a expectativa é de 3.700 participantes. Os espetáculos acontecem na Praça da matriz e as oficinas em diversos locais. As inscrições para participar das oficinas podem ser feitas no Centro Cultural Hermes de Paula.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por