Nos próximos dias 26 a 29, no Ponto de Cultura Aberrê Capoeira, na rua Tomás Gonzaga, no bairro São Judas, será realizado o 4º Festival Norte-Mineiro Montesclariô Capoeira. Ele vai reunir renomados professores e mestres da capoeira no país.

O evento promete atrair um grande público, especialmente o interessado em artes marciais, danças folclóricas e teatro popular. A proposta do festival, realizado pela Associação Recreativa Cultural Aber-rê Capoeira e da Liga Norte-Mineira de Capoeira, é oferecer momentos de convívio, aprendizado, intercâmbio e lazer aos participantes e convidados.

Na programação, aulas, oficinas, palestras, batizado, apresentação de danças folclóricas da cultura brasileira e uma grande festa de confraternização. Também será destaque o encerramento da campanha socioambiental Projeto Elo da Corrente, união dos grupos de capoeira na arrecadação de lacres de alumínio convertidos na doação de cadeiras de rodas para utilização por entidades assistenciais.

O evento terá a participação de mais de 20 mestres. Estarão presentes no festival grupos da Bahia, Espírito Santo, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, além das cidades do Norte de Minas. São 20 de Montes Claros.

“Nossa intenção é promover a cidade de Montes Claros como um dos principais pólos de divulgação e ensino da capoeira, valorizando o potencial cultural e turístico da cidade”, diz Wagner de Assis Fonseca Ruas, o mestre Aberrê, organizador do evento. Segundo ele, nada melhor do com um evento como este para propagar a capoeira.

“Trabalhamos com crianças, jovens e adultos para estimular a prática qualificada e de alto nível técnico da capoeira, resgatando suas origens e rituais, valorizando-a como forma de arte, expressão popular e atividade física e cultural”, conta.