O período de inscrições para o Programa Bandas de Minas ficou mais elástico. Os proponentes ganharam mais tempo para se inscreverem e agora têm até o dia 22 de janeiro de 2018 para submeterem os projetos à Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O edital disponibiliza R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente instrumentos para bandas civis de música como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta importante manifestação artística. 

Promovido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o edital pode ser acessado no site cultura.mg.gov.br. Os projetos devem ser inscritos presencialmente na SEC ou encaminhado via Correios.

Com cerca de 700 bandas de música espalhadas por seus territórios de desenvolvimento, Minas Gerais é o estado com maior número de registro desses grupos e celeiro de músicos desta tradição. “Gosto de lembrar sempre de uma frase do saudoso arcebispo mineiro Dom Oscar Oliveira que dizia que festa sem banda é arroz doce sem canela, não tem gosto. Em nosso estado nós sabemos disso, seja em uma festa cívica, militar ou religiosa, a banda de música é essencial”, pontua o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Além de contemplar as Bandas Civis de Música, o edital 2017 também irá atender bandas militares da Polícia Militar e dos Bombeiros, que receberão 200 instrumentos musicais. (Agência Minas)