Balé de fantasias: O Pequeno Príncipe no mundo dos contos de fadas e a devoção do terço cantado são temas de Festival Infantil

Jornal O Norte
05/12/2006 às 11:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



O pequeno Príncipe, A Bela e a Fera, Anastácia, Cinderela, A Bonequinha Preta, Zé Romeu e Maria Julinha, João e Maria são alguns dos convidados para o 20º Festival Infantil em comemoração aos vinte anos do Studio Jaqueline Pereira. Reunindo cerca de 80 crianças e adolescentes, todos alunos do Studio, o Festival será marcado por dois espetáculos: O Pequeno Príncipe em Outras Histórias e Canto Sagrado.

O primeiro espetáculo - O Pequeno Príncipe em Outras Histórias - será apresentado por crianças e adolescentes de 4 a 20 anos de idade, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, reunindo pequenos trechos de montagens anteriores e vários momentos de criação da companhia.

Segundo a bailarina e coreógrafa Jaqueline Pereira, o espetáculo gira em torno da história do Pequeno Príncipe, livro escrito pelo jornalista e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, em 1943 (original em francês Le Petit Prince).

- O Pequeno Príncipe conduz o balé a outros mundos e encontra vários personagens do universo infantil como A Bela e a Fera, Anastácia, Cinderela, A Bonequinha Preta, Zé Romeu e Maria Julinha e João e Maria. Depois de suas andanças pelo mundo mágico da fantasia, o jovem se decepciona e quer voltar para sua terra – conta a coreógrafa e diretora, cujos espetáculos são marcados por um lado cênico muito forte.

O Pequeno Príncipe é um livro profundo, escrito de forma enigmática e metafórica, de poética e filosofia inigualáveis. Obra mais conhecida do autor, escrita um ano antes de sua morte, o livro já foi traduzido para muitas línguas e, também, adaptado para diversas linguagens como cinema, peças teatrais, espetáculos de dança e desenhos animados.

Apesar de não ser, necessariamente, um livro infantil, mesmo com mais de 70 anos, a história do Pequeno Príncipe continua encantando crianças de várias gerações e em diversos países. Neste ano o público norte-mineiro poderá conferir os questionamentos do garoto sobre o sentido da vida, seu incessante desejo de ser grande, e a forma como esbanja sensibilidade ao conversar com elementos da natureza, como flores, estrelas e animais, além dos personagens das histórias de conto de fadas, na adaptação exclusiva de Jaqueline Pereira. A narração é do poeta Guilherme Rodrigues.

CANTO SAGRADO

O segundo espetáculo - Canto Sagrado - será apresentado dentro da programação Natal Sem Fome: Resgate da Alegria, promovido pelo grupo Transa Poética e secretaria municipal de Cultura, nos dias 20 e 21 de dezembro.

Segundo Jaqueline, Canto Sagrado foi inspirado nos terços cantados em Santa Bárbara, zona rural de Montes Claros.

- Quando vi pela primeira vez a fé e a entrega das pessoas enquanto cantavam o terço, tive uma imensa vontade de trazer aquele mesmo sentimento que experimentei para o palco – conta.

Numa mistura do erudito e popular, ao som de Bach, com participação especial de Terezinha Ligia e Amauri Tibo, que cantam o terço, o espetáculo é encenado por cinco bailarinos que, através da dança contemporânea, traduzem a alegria, a dor, a glória e a santidade dos mistérios do terço. O resultado é uma tradução da devoção dos fiéis católicos. Os cenários são da artista plástica Conceição Melo.

REALIZAÇÃO

Depois de vinte anos formando bailarinos – alguns, inclusive, ganharam notoriedade pelo talento e aptidão como Celimar Maia, Igor Xavier e Dani Maia (1º Ato) -, Jaqueline diz se sentir realizada.

- O maior retorno que se pode esperar ao trabalhar como professor de arte, qualquer que seja a modalidade, não é a formação de artistas que se tornem famosos, mas, principalmente, sua constituição geral como pessoa, seu crescimento individual, o desenvolvimento da noção de espaço e tempo e a formação educativa e psíquica. Durante esses vinte anos houve uma grande rotatividade de alunos; uns que chegam, outros que vão embora, deixando sempre um pouco de si e levando um pouco de nós com eles. Da mesma forma tenho alunos que estão comigo desde a criação do Studio, como é o caso da bailarina Marize Fagundes. Essas experiências contribuíram enormemente para minha formação como pessoa e para a conquista da maturidade profissional – conclui.

______________________________________________________


O espetáculo O Pequeno Príncipe em Outras Histórias acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, e o Canto Sagrado nos dias 20 e 21 de dezembro, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula, às 20h30.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por