Troncos de árvore, carretel, jornais, tecidos, caixas de leite, caixotes de frutas e outros materiais recicláveis são transformados pelas mãos habilidosas da artesã pernambucana Fátima Arruda. Há dois anos e meio ela veio passear em Montes Claros e acabou optando por viver na cidade.

A exposição dos trabalhos de Fátima pode ser vista até sexta-feira, no Centro Cultural Hermes de Paula.

A artista participou, em Montes Claros, do projeto “Mãos do Norte”, uma cooperativa de artesanato de empreendimentos solidários (instalada atualmente em Matias Cardoso), onde se reúnem artesãos de várias cidades da região.

Eles se organizaram em rede criando produtos artesanais de qualidade e tradição, empregando diversas técnicas, como patchwork, patchappliqué, trançado, bordado, crochê dentre outras.

“Me sinto feliz e realizada. O povo aqui tem valorizado meu trabalho. Outro dia, por exemplo, vi uma enceradeira na porta de uma residência. Toquei a campainha e perguntei se podia levar. Logo que fui autorizada, levei para casa e ornamentei com folhas de uva. Fiz uma parreira”, diz a artesã.

Durante a exposição, a artista interage com o público, contando detalhes das telas, bancos, arranjos e passarinhos de madeira. “O público tem curtido meu trabalho. Gosto de interagir e dialogar”, conta.

SERVIÇO
Centro Cultural Hermes 
de Paula
Contato: Fátima Arruda
(38) 99132-4633 
@flor5951
email: mariamc51@hotmail.com