Relembrar momentos da vida e escrevê-los, melhor, bordá-los em um livro de tecido foi o exercício proposto e aceito pelos integrantes do Grupo+60. Os resultados do curso “Alinhavos da Vida” estarão expostos amanhã, no Sesc Montes Claros, na rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, Centro.

A atividade, conduzida pela analista de serviços sociais, Rosiene Ferreira Silva Rodrigues, é um resgate de memórias afetivas por meio do diálogo, compartilhamento em grupo e registro autobiográfico dos relatos de forma artesanal, em livro de tecido. 

“Por meio de oficinas buscamos promover a valorização da história de vida dos participantes, a ressignificação dessas vivências, bem como o fortalecimento de vínculos sociais”, afirma Izabela Elza Rodrigues Borges, analista de Marketing do Sesc Montes Claros.

Segundo Izabela, a atividade é uma oportunidade de os idosos compartilharem alguns relatos de histórias de vida, o que proporciona um espaço para o diálogo. Além disso, destaca, a troca de vivências e o registro das histórias ajuda a ressignificar positivamente fatos vividos, valorizando, resgatando e criando novos projetos de vida. 

A analista afirma que o curso busca, por meio de metodologia diferenciada, estimular o idoso a resgatar as memórias afetivas. O registro de forma artesanal, em livro de tecido, dos momentos marcantes desta história, ajuda a mostrar que a vida é feita por etapas e que todas elas têm importância e são cheias de aprendizados e nos constitui enquanto seres sociais e únicos.
 
CURSO
A carga horária do curso foi de 26 horas, ofertado aos idosos inscritos no Grupo+60. Nessa edição participaram 20 pessoas. Durante o curso foram trabalhados, por meio de rodas de conversas, discussões de textos, dinâmicas de grupo, temas norteadores que estimulam as discussões do próprio grupo, concomitantemente com a atividade de criação do livro que pode ser uma ferramenta de interação familiar e comunitária para contação de história bem como registro de vida.
 
EXPOSIÇÃO
O encerramento e a exposição dos livros produzidos pelos idosos ocorrem amanhã, com a presença de convidados para proporcionar a valorização do trabalho desenvolvido.

A exposição ficará também no hall do Sesc de 13 de julho a 10 de agosto.

SERVIÇO:  
Encerramento e exposição “Alinhavos da Vida”
Data: 12 de julho
Local: Sesc Montes Claros
Entrada gratuita