A homenagem ao centenário de Godofredo

Jornal O Norte
02/04/2008 às 10:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:29

Paula Machado


Repórter

Montes Claros será palco de um evento que divulgará o centenário de Godofredo Guedes, a programação iniciou-se no dia 20 de março por meio de divulgações na mídia, tendo como data mais importante, o dia 15 de agosto, data em que se comemora o nascimento do mestre do chorinho montes-clarense. Neste período acontecerão homenagens pela câmara municipal e a reinauguração da praça que tem o nome do músico. A coordenação do evento está tentando trazer à cidade o grupo Appas, que interpreta algumas canções famosas de Godofredo.

E para homenagear esse ícone do chorinho regional acontecerão no decorrer deste ano várias atividades para manter viva a história e as obras do montes-clarense. Destacando assim reportagens focadas nas artes plásticas, nas músicas e na fabricação de instrumentos musicais do artista. Algumas entidades públicas e privadas disponibilizarão gratuitamente, alguns  serviços, a estrutura e as atividades artísticas para que se possa realizar o evento.

A secretaria de Educação pretende fazer uma exposição com as obras do cantor e a revista Tempo cedeu duas páginas para contar a história de Godô.

- A comemoração do centenário do meu avô é de uma importância muito grande para a cultura de Minas e do Brasil. Minha meta é difundir e divulgar ao máximo a obra e a história dele.  Comentou em entrevista ao jornal O NORTE, o cantor Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes e neto de Godofredo Guedes.

Quanto a sua participação no evento afirma que terá o maior prazer em fazer shows, em cantar as famosas músicas de seu avô.

O término do evento será no final do ano,encerrando com pesquisas feitas pelos estudantes de Jornalismo da Funorte.

Os organizadores do centenário já firmaram parcerias com a rede Soebras  - Curso de Jornalismo e O Jornal O NORTE, a Universidade Estadual de Montes Claros, o Grupo de Choro – Departamento de Artes Plásticas.

A câmara municipal de Montes Claros fará uma homenagem especial  no dia 15 agosto – Dia do Aniversário de GG – solicitação da Vereadora Fátima Pereira, o Conservatório Estadual de Montes Claros, entre outras instituições e entidades da cidade.

GODOFREDO

Nascido em 15 de agosto de 1908 na cidade baiana Riacho de Santana, Godofredo Fernandes Guedes já aos dez anos de idade percebia tendências artísticas em sua personalidade desenhando paisagens. Com 12 anos já tocava cavaquinho e já havia fabricado seu primeiro violão.

Começou a trabalhar no ramo farmacêutico como atendente, mas o trabalho da pintura e da música sempre foi paralelo.

Seu primeiro trabalho na pintura foi a obra Nosso Senhor Bom Jesus da Lapa, pintura à óleo encontrada na cidade homônima no Estado da Bahia.

Em sua cidade natal formou um conjunto de jazz com o nome de G Guedes e seu conjunto onde todos os instrumentos musicais foram fabricados por ele. Os componentes do conjunto eram: Flávio Aguiar, Julião Júnior, Francisco Guedes, Olímpio Guedes e Godofredo Guedes.

Em 1935, pintava placas, letreiros, fachadas e quadros. No setor musical comandava um conjunto que enchia as noites boêmias nos cabarés mais requintados de Montes Claros.

O instrumento preferido de Godô, como era chamado pelos amigos, era a clarineta; tinha preferência pela musica popular brasileira, principalmente o chorinho.

A música que mais fez sucesso foi Cantar e seu melhor quadro foi O retrato de pai Constantino e o de João Maurício.

Godofredo Fernandes Guedes pintou mais de três mil quadros e compôs sessenta músicas e em 1947, recebeu o título de cidadão honorário de Montes Claros e foi um dos idealizadores da Feira de Artes de Belo Horizonte.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por